Front-end x back-end Diferença entre desenvolvimento de aplicativos

Além disso, a comunidade Python é muito ativa, com muitos recursos, tutoriais e documentação disponíveis gratuitamente para os usuários. Portanto, em alguns casos, será necessário se atualizar e aprender novas ferramentas e linguagens, e para algumas pessoas, isso pode ser uma desvantagem. O mais importante, portanto, é entender que mesmo que haja alguma diferença na média salarial para esses cargos, ambos são opções rentáveis e que oferecem remunerações semelhantes.

  • Também é importante saber como usar ferramentas de design, teste e depuração, e estar por dentro das tendências e boas práticas do mercado.
  • Entretanto, esse envio não é feito diretamente do front-end para o banco de dados da rede social.
  • Em termos técnicos, uma página ou tela que o usuário vê com vários componentes da interface do usuário é chamada de modelo de objeto de documento (DOM).
  • É o Back-end que adiciona, busca, edita ou apaga as informações do banco de dados.
  • Como citado acima, enquanto o front-end está mais relacionado a tudo aquilo que é visível ao usuário, como a interface de uma aplicação, o back-end permite que essa interface esteja à frente de um sistema de operações eficientes.

Como a dinâmica deles é diferente da que temos com os computadores de mesa tradicionais, é necessária uma área de estudos específica, na qual muitas pessoas têm se aventurado. Enquanto isso, o JavaScript cuida da interatividade do site e da lógica de programação propriamente dita. Ou seja, vale notar que o JavaScript é a única linguagem de programação do lado do front-end. O HTML é considerado uma linguagem de marcação; e o CSS, uma linguagem de estilo. Por exemplo, quando procuramos um produto em um site de compras, estamos usando o navegador para fazer uma requisição de dados ao servidor.

Conheça as 50 ferramentas de SEO que vão dar um boost na sua estratégia!

Esse trabalho é feito com linguagens como HTML, CSS e JavaScript, que permitem criar elementos gráficos, estilos, animações e funcionalidades. O HTML é a linguagem que define a estrutura e o conteúdo da página, o CSS é a linguagem que define o visual e o layout da página, e o JavaScript é a linguagem que define o comportamento e a interação da página. O back-end serve para que os sites, aplicativos, bootcamp de programação softwares ou outros tipos de sistemas de informação tenham todas as suas funcionalidades operando de maneira efetiva e cumprindo seus objetivos. Bem simples de ser explicado, fullstack é um termo para descrever profissionais que trabalham tanto com front-end quanto com back-end. É um profissional mais completo e que normalmente tem mais experiência no desenvolvimento de sistemas web.

o'que é front end e back end

Inclusive, quando estão em uma faculdade da área ou até mesmo antes de prestar vestibular. Contudo, isso não significa que seja uma área exclusiva para iniciantes, pois ela também apresenta a possibilidade de oferecer oportunidades robustas para experientes. Em alguns sites mais complexos, existe um processo chamado validação já no lado do cliente. Ou seja, erros que poderiam ter sido digitados nas caixas de texto são verificados de antemão, antes de passar para o servidor. No lado do cliente, o que é função do front-end, temos a criação das caixas de texto, dos links dos botões de confirmação e dos textos indicando a finalidade de cada uma das caixas. Para essas funções, o front envolve o uso de linguagens como HTML, CSS e JavaScript — linguagem mais usada (67,7%) em projetos web, segundo pesquisa de 2020 do Stack Overflow.

Áreas de atuação back-end

Um curso especializado de desenvolvimento pode ajudar a decidir para qual lado sua personalidade pende mais, afinal, você poderá ver na prática um pouco de cada tecnologia e suas aplicações. As linguagens de back-end podem ser divididas em alto e baixo nível, mas essa divisão é mais teórica, uma vez que, para trabalhar com servidores para web ou para apps, apenas as linguagens de alto nível serão utilizadas. Em compiladores, o front-end traduz um código fonte de programa de computador em uma representação intermediária e o back-end trabalha com a representação intermediaria para produzir código em uma linguagem de saída.

  • Isso significa que quando você acessa um site ou página, por trás de cada um dos fatores visuais e ações que você vê, é necessário que haja um desenvolvimento no Back-End para que esses elementos funcionem.
  • Dessa forma, se o seu desejo é ser um profissional Front End ou Back End invista nos cursos oferecidos pela Estácio.
  • Back-end é o contrarregra por trás dessa interface, que trabalha do lado do servidor.
  • O papel de um web designer mudou drasticamente ao longo dos anos, mas as principais funções do desenvolvimento de sites permanecem as mesmas.
  • Sim, nós poderíamos simplesmente combinar desenvolvimento frontend e backend com um termo mais geral como “desenvolvimento”, e adivinhe o que, nós fazemos!

O desenvolvimento Front-end é a parte da programação que
cuida da criação de interfaces visuais, daquilo que é mostrado na tela de um
navegador ou de um aplicativo no celular. Uma pessoa especialista e cientista de dados, por exemplo, pode cuidar do desenvolvimento da aplicação que mencionamos no tópico anterior ou até mesmo conversar melhor com a pessoa do front-end, atendendo a dúvidas e demandas. Como é responsabilidade de um cientista a apresentação de dados https://www.ocafezinho.com/bootcamp-de-programacao-como-desenvolver-suas-habilidades-em-poucos-meses/ de uma forma que seja útil para a compreensão, saber front-end ajuda na organização visual de informações. Um bom exemplo de como o back-end funciona na prática é o login em uma rede social. Enquanto o front se preocupa com a interface em que as pessoas digitam informações, o back-end faz a validação dos dados e uma conexão com o banco de dados para tentar autenticar o login. Se o que foi digitado combina com o que está salvo no banco, o login é autorizado.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *